A CSG realizou a entrega de um conjunto de equipamentos ao 3º Comando Rodoviário da Brigada Militar (BRBM), em Garibaldi, na Serra Gaúcha. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a segurança viária e apoiar o trabalho dos agentes em operações nas rodovias da região.
Equipamentos Entregues
Entre os itens doados estão:
- 10 bloqueadores de fuga;
- 5 torres de iluminação portáteis;
- 20 cavaletes retráteis;
- 10 lombadas portáteis;
- 20 setas eletrônicas;
- 10 sinalizadores de trânsito;
- 20 sinalizadores luminosos;
- 40 cones de sinalização;
- 10 cones retráteis.
Os equipamentos serão utilizados para aprimorar a sinalização e organização do trânsito, especialmente em operações de fiscalização e controle de fluxo.
O material foi entregue por Marlon Fábio Abreu Carvalho, gerente Operacional da CSG, ao Capitão Melk Lima de Almeida, chefe do Estado-Maior do 3º BRBM, e ao Tenente Dejair Nunes da Fonseca, comandante do Pelotão de Garibaldi.
Tecnologia Como Aliada
Além da doação, a CSG vem reforçando seus investimentos para aumentar a segurança e eficiência no trânsito nos 271,5 km de rodovias concedidas no Vale do Caí e Serra Gaúcha.
Entre as medidas, destaca-se a instalação de 42 equipamentos do Sistema de Análise de Tráfego (SAT), voltados exclusivamente ao monitoramento do fluxo de veículos. A tecnologia foi implementada nas seguintes rodovias:
- ERS-122 (km 4 a 151, de São Sebastião do Caí a Ipê);
- ERS-240 (km 3 ao 32, entre São Leopoldo e Montenegro);
- RSC-287 (km 1 a 14, em Montenegro);
- RSC-446 (km 0 e 6, em São Vendelino e Carlos Barbosa);
- RSC-453 (km 104 a 121, de Bento Gonçalves a Farroupilha);
- BRS-470 (km 221 a 232, em Garibaldi e Carlos Barbosa).
Sem finalidade punitiva, as câmeras foram posicionadas para compreender padrões de trânsito, subsidiando projetos de infraestrutura e atendendo exigências do contrato de concessão firmado com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
De acordo com Ricardo Peres, diretor-presidente da CSG, as câmeras do SAT não multam. Elas servem para coletar dados como volume de tráfego, velocidade e densidade, contribuindo para a análise do comportamento nas vias.
“Nosso foco é a eficiência e segurança, com dados que possibilitem melhorias contínuas, sem interferir no tráfego ou aplicar multas”, explica Peres.
Instalação de Radares e Redutores de Velocidade
Paralelamente, a CSG também iniciou a instalação de 25 radares e redutores de velocidade em 15 trechos, priorizando locais com maior incidência de acidentes. Esses dispositivos têm como objetivo coibir o excesso de velocidade e garantir a segurança de motoristas e comunidades próximas.
A previsão é de que os equipamentos entrem em operação em fevereiro, mas ainda sem data definida. Os trechos receberão sinalização adequada, obedecendo às normas de trânsito vigentes.
A ERS-122 será a rodovia com mais pontos, com 10 controladores, enquanto os demais trechos somarão outros 15 dispositivos. A definição dos locais foi baseada em estudos técnicos e diálogo com comunidades e órgãos de segurança.
A emissão de multas por excesso de velocidade será responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS), e o valor arrecadado será destinado ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
“Identificamos a necessidade de ampliar os pontos previstos no contrato, garantindo maior proteção às áreas de risco”, finaliza Peres.