Criminosos criam perfil falso de chefe da Polícia Civil para aplicar golpe dos nudes no RS

A Polícia Civil deflagrou a Operação XCON-XIII, nesta terça-feira (25), para combater uma associação criminosa especializada no crime de extorsão. O grupo utilizava o chamado “golpe dos nudes”, no qual vítimas eram induzidas a compartilhar fotos íntimas e, posteriormente, chantageadas sob ameaça de prisão. A ação foi conduzida pela 3ª Delegacia de Polícia de Canoas e contou com o cumprimento de mandados judiciais em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e dentro de uma unidade prisional em Canoas.

A investigação revelou que os criminosos utilizavam imagens falsas de autoridades policiais para pressionar as vítimas a realizarem transferências de até R$ 50 mil. O golpe iniciava com um contato via redes sociais ou WhatsApp, onde uma pessoa, se passando por jovem atraente, induzia a vítima a trocar mensagens e fotos de teor sexual. Em seguida, um comparsa se identificava como o pai da jovem, alegando que ela seria menor de idade e que a situação configuraria crime de pedofilia. Para evitar uma suposta prisão, a vítima era coagida a fazer depósitos em dinheiro.

Segundo o Diretor da Delegacia de Polícia Regional de Canoas, Cristiano Reschke, a operação representa um grande avanço no combate ao crime organizado e desmantela mais uma célula do esquema criminoso. O trabalho da Polícia Civil visa impedir que novas vítimas sejam lesadas e reforça o alerta para que a população não compartilhe informações pessoais com desconhecidos na internet.

Até o momento, seis integrantes da quadrilha foram presos e as investigações continuam para identificar outros envolvidos. A Polícia Civil segue monitorando grupos especializados nesse tipo de crime e recomenda que possíveis vítimas procurem imediatamente as autoridades para registrar denúncia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo