Agentes da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos realizaram uma fiscalização em São Lourenço do Sul nesta segunda-feira (10). Durante a operação, foram inspecionados dois mercados, uma padaria e um restaurante, resultando na prisão em flagrante do proprietário do restaurante por crime ambiental, devido ao despejo irregular de rejeitos. O depósito do estabelecimento foi interditado por conta das péssimas condições de higiene.
Além disso, os fiscais apreenderam e inutilizaram uma tonelada de alimentos impróprios para consumo, incluindo carnes, embutidos, queijos, iogurtes, conservas, salgados e doces. Os principais problemas identificados foram produtos com validade vencida, armazenados fora da temperatura adequada, sem rotulagem e sem indicação de origem, além do fatiamento irregular de alimentos.
A operação contou com a participação dos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho e Marcos Reichelt Centeno, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre; Mauro Rockenbach, da Especializada Criminal de Porto Alegre; e Andrelise Borrin Bagatini, da Promotoria de São Lourenço do Sul. Também estiveram presentes servidores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), representantes da Vigilância Sanitária Municipal de São Lourenço do Sul, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), da Delegacia do Consumidor (DECON) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).