Carnaval no Rio Grande do Sul terá temperaturas escaldantes e pode bater recordes, afirma Metsul

Altas temperaturas marcarão todo o período festivo, com máximas acima dos 40ºC em diversas cidades gaúchas

O Carnaval de 2025 no Rio Grande do Sul será um dos mais quentes já registrados, com temperaturas muito acima da média histórica para o mês de março. Durante os quatro dias de festa, o calor extremo tomará conta de todo o estado, atingindo máximas superiores a 40ºC em algumas regiões, especialmente na terça-feira. As previsões indicam que este poderá ser o Carnaval mais quente dos últimos 50 anos, as informações são da Metsul.

Segundo os modelos meteorológicos, a temperatura estará de 7ºC a 10ºC acima da média histórica, com máximas extremas em grande parte do estado. No sábado e no domingo, diversas cidades gaúchas registrarão entre 36ºC e 38ºC, podendo ser ainda mais quente em localidades do Oeste, Centro, Noroeste, Vales e Grande Porto Alegre. Já na segunda e na terça-feira, sob ar mais seco e menos nebulosidade, a tendência é que os termômetros subam ainda mais, chegando aos 39ºC em muitos municípios.

A capital Porto Alegre também sentirá os efeitos do calor intenso, com máximas previstas de 35ºC no sábado, subindo para 37ºC no domingo, e podendo atingir 38ºC na segunda e terça-feira. A Quarta-Feira de Cinzas seguirá o mesmo padrão, com temperaturas escaldantes em boa parte do estado. Até mesmo o litoral gaúcho, onde normalmente a brisa marítima ameniza o calor, terá dias abafados e temperaturas elevadas.

O fenômeno ocorre em um momento atípico, já que março costuma apresentar menos dias de calor extremo em comparação com fevereiro, período tradicional do Carnaval. A forte massa de ar quente que se instalará sobre o estado reforça o cenário de temperaturas excepcionalmente altas. Dessa forma, foliões e turistas devem se preparar para um Carnaval de muito calor e redobrar os cuidados com hidratação e exposição ao sol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo