Caminhoneiros organizam reunião para discutir possível greve após alta do diesel

As lideranças dos caminhoneiros agendaram uma reunião para o dia 8 de fevereiro no Porto de Santos para discutir a crescente preocupação com o preço do diesel. Wallace Landim, presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), alerta que a categoria pode ser fortemente impactada pela volta da cobrança do ICMS e possíveis reajustes da Petrobras. Segundo ele, o setor de transporte e a população serão os mais prejudicados com essas mudanças.

A partir de 1º de fevereiro, a alíquota do ICMS sobre o diesel subiu R$ 0,06, chegando a R$ 1,12 por litro, essa elevação preocupa caminhoneiros, que já enfrentam dificuldades com os custos do transporte e a pressão da concorrência.

Apesar de uma recente redução na defasagem do preço do diesel praticado pela Petrobras em relação ao mercado internacional, o combustível continua até 16% mais barato que o valor externo, o que pode resultar em um reajuste nos próximos meses. O último aumento promovido pela estatal ocorreu em dezembro de 2023, mas analistas do setor não descartam novas elevações em 2025.

Diante desse cenário, os caminhoneiros querem que o governo tome medidas para evitar aumentos abusivos. Eles temem que a alta do diesel torne o transporte de carga ainda mais oneroso, impactando diretamente os preços dos produtos e o custo de vida da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo