Brigada Militar resgata 16 pássaros silvestres mantidos em cativeiro em Frederico Westphalen
Nesta segunda-feira (10), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), resgatou 16 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro no município de Frederico Westphalen.
Durante patrulhamento, os policiais identificaram diversas aves aprisionadas em gaiolas em duas residências. A equipe do 3º BABM constatou que se tratavam de pássaros silvestres, entre eles: Azulão (Cyanoloxia brissonii), Coleirinho (Sporophila caerulescens), Trinca-ferro (Saltator similis), Cardeal (Paroaria coronata), Pintassilgo (Spinus magellanicus) e Canário-da-terra (Sicalis flaveola).
Dois dos Azulões possuíam anilhas de identificação, porém não havia registros no SISPASS (Sistema de Controle e Monitoramento de Passeriformes), documento exigido para a criação amadora legal de aves silvestres. Além disso, no local foram encontradas armadilhas utilizadas para capturar aves diretamente da natureza.
Diante das irregularidades, os responsáveis foram autuados e um Termo Circunstanciado foi lavrado.
Os pássaros resgatados passaram por avaliação veterinária. Alguns estavam aptos para serem soltos imediatamente, enquanto os dois Azulões anilhados foram encaminhados para um centro de reabilitação, onde serão avaliados para uma possível reinserção ao habitat natural.