Brigada Militar flagra extração ilegal de Araucárias e apreende caminhão em Fontoura Xavier

A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou, nesta quinta-feira (06/02), a extração ilegal de Araucárias (Araucaria angustifolia) no interior do município de Fontoura Xavier.

Após receber uma denúncia, os policiais militares localizaram, na Linha Três Pinheiros, um caminhão Mercedes-Benz, um trator Valmet e uma motosserra, operados por dois homens que realizavam a retirada de toras de Araucárias. A equipe do 3º BABM abordou os indivíduos e constatou a extração irregular de oito Pinheiros, já em fase de produção de pinhas. Além disso, foram identificadas supressões de árvores nativas das espécies Timbó e Angico.

Segundo as investigações, as toras seriam destinadas a uma madeireira no município vizinho, Soledade. Como os envolvidos não possuíam licença ambiental, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial para o proprietário da área. Além disso, foram apreendidos um caminhão, um trator, uma motosserra da marca Still e cinco toras de Araucárias, totalizando 5,49m³ de madeira.

Com a informação sobre o destino das toras, a guarnição seguiu até Soledade, onde localizou a madeireira que já havia recebido sete toras de Araucárias e aguardava o restante da carga. No local, foram apreendidos um total de 12,69m³ de toras e 5,75m³ de madeira beneficiada. Todos os responsáveis foram autuados e responderão por crime ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo