BRDE inaugura escritório para fortalecer presença institucional em Brasília

Novo espaço ficará responsável por acompanhar as pautas prioritárias junto aos órgãos públicos e demais instituições bilaterais

Com o objetivo de ampliar as ações estratégicas com os parceiros operacionais e fortalecer a presença institucional em Brasília (DF), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) inaugurou, nesta terça-feira (25/2), seu escritório de representação na capital federal. O novo espaço ficará responsável por acompanhar de perto as pautas prioritárias junto aos órgãos públicos e demais instituições bilaterais, em especial para agilizar as novas operações de captação de recursos.

O ato de inauguração contou com a presença do governador em exercício Gabriel Souza e de executivos dos principais bancos internacionais com os quais o BRDE já atua em parceria. “Tenho certeza que esse escritório vai representar um passo adiante nessa missão e não há dúvida nenhuma da importância do banco para nosso Estado. Ter um lugar para chamar de seu em Brasília, nossa capital federal, é muito significativo e mostra a envergadura do banco. A partir daqui, poderá estabelecer muitos contatos que vão gerar ainda mais fundings e outras possibilidades para ajudar ainda mais pessoas e empresas dentro dos estados beneficiados”, destacou Gabriel.

Para o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, o escritório em Brasília irá agilizar uma série de pautas importantes para toda a região Sul do país. “Será um instrumento que ajudará a impulsionar ainda mais o desenvolvimento sustentável da nossa região, estreitando as relações com nossos parceiros tradicionais e buscando novas parcerias, o que é fundamental ao processo de diversificação do nosso funding. Quanto mais parcerias, maior as alternativas para apoiar a economia local e com impacto social”, frisou Ranolfo.

O BRDE fechou 2024 perto dos R$ 6 bilhões em novos investimentos na região Sul e a carteira de crédito atingiu a marca de R$ 21,5 bilhões, crescimento de 20% em relação ao ano anterior. Também participaram da inauguração a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans;  o secretário de Turismo, Ronaldo Santini; e os diretores do BRDE Leonardo Busatto (Planejamento), Heraldo Alves das Neves (Administrativo), João Paulo Kleinübing (Financeiro) e Mauro Mariani (Acompanhamento e Recuperação de Créditos).

Parceiros

Atualmente, seis bancos internacionais têm operações com o BRDE: Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), Novo Banco de Desenvolvimento (NDB – Banco dos Brics), Banco Europeu de Investimento (BEI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). Desde sua criação, o BRDE já dispõe de uma mesma estrutura na cidade do Rio de Janeiro (RJ), que cuida das relações de parceria com o BNDES e Financiadora de Projetos e Pesquisa (Finep).

Além dos bancos internacionais de apoio ao desenvolvimento, a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), entidade que reúne as instituições de fomento do país, igualmente tem sede e realiza suas reuniões rotineiras e assembleias na capital federal. O escritório do BRDE está localizado no edifício Number One – SCN (Quadra 1, Bloco A, S/N, 17º andar, Asa Norte de Brasília).

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Sair da versão mobile