🔥 Calor extremo retorna ao Rio Grande do Sul neste final de semana com máximas acima dos 40ºC

O Rio Grande do Sul enfrentará um fim de semana de temperaturas extremas, com os termômetros ultrapassando os 40ºC em diversas regiões. A MetSul Meteorologia alerta que este é o início do segundo período mais intenso da onda de calor, que atingirá seu pico na segunda e na terça-feira, coincidindo com o retorno das aulas na rede estadual. As prefeituras de Viamão e Pinheiro Machado, prevendo os riscos do calor extremo, decidiram adiar o início do calendário escolar.

A sexta-feira já registrou temperaturas elevadas em várias cidades, com 38,0ºC em Quaraí, 36,1ºC em São Borja e Uruguaiana, e 36ºC em Santiago. Esta tendência de calor intenso se intensifica neste sábado e domingo, com temperaturas podendo ficar entre 2ºC e 3ºC acima das registradas ontem. Porto Alegre deve atingir 34ºC, enquanto cidades da região metropolitana podem chegar a 35ºC ou 36ºC. No interior, especialmente no Oeste, Noroeste, Centro e na Campanha, os termômetros devem registrar marcas perto ou acima dos 40ºC.

O domingo será ainda mais quente, com predomínio do sol e poucas nuvens. Cidades das regiões Oeste, Noroeste, Centro, Campanha e Vales devem registrar temperaturas próximas e até acima dos 40ºC durante a tarde. Entretanto, os dias mais críticos serão segunda e terça-feira, quando o calor atingirá níveis extremos, tornando-se um desafio para a população e os setores de saúde e educação.

A queda gradual das temperaturas deve ocorrer somente a partir de quarta-feira, quando o calor ainda será intenso e abafado, mas com máximas um pouco menos agressivas do que nos dias anteriores. A MetSul reforça que a população deve se hidratar e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, especialmente crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde. 🚨💧🌞

↑
Sair da versão mobile