Na próxima quarta-feira, 15 de janeiro, Veranópolis comemora 127 anos de emancipação. Para marcar essa data especial, será realizada uma missa festiva às 18h no local onde ocorreu a primeira celebração religiosa em terras veranenses: o cruzamento das Ruas Flores da Cunha com Júlio de Oliveira, próximo à Union Distillery Maltwhisky.
A primeira missa na região foi conduzida pelo sacerdote italiano Dom Matheus Pasquali, um marco histórico para os imigrantes que chegaram à região. Nas proximidades, funcionava o ponto de acolhida desses imigrantes, onde eram organizadas a distribuição de terras e moradias, além de estar instalado o primeiro hospital da então Alfredo Chaves, hoje Veranópolis.
Essa celebração religiosa histórica também simbolizou a primeira missa das localidades que hoje formam municípios vizinhos, como Nova Prata, Cotiporã, Fagundes Varela, Vila Flores, Nova Araçá, Nova Bassano, Paraí, Guabiju, São Jorge, Protásio Alves e Vista Alegre do Prata.
O evento, conduzido por Dom Matheus Pasquali, foi um marco na história de Veranópolis, pois a partir dele foi construída a primeira igreja do município, que contribuiu para o desenvolvimento do traçado urbano que conhecemos hoje.
A comunidade está convidada a participar deste momento de fé e celebração, que resgata as origens religiosas e históricas do município. O ato é realizado em parceria entre a Prefeitura de Veranópolis, Câmara de Vereadores, Paróquia São Luís Gonzaga e o Grupo Litúrgico da comunidade de Vila Azul.
Foto: Marcio De Carli