“Uma tragédia sem precedentes”: Sargento Cesar Forte, comandante dos Bombeiros de Veranópolis, fala sobre a morte de dois bombeiros em acidente na Rota do Sol
Um dos bombeiros que perdeu a vida era irmão do tenente Baigorra, ex-comandante do pelotão de Veranópolis
O gravíssimo acidente ocorrido neste domingo, 26 de janeiro, na Rota do Sol, deixou a corporação dos bombeiros em luto. Entre as cinco vítimas fatais, dois eram bombeiros dedicados que marcaram suas trajetórias por bravura e comprometimento. Em depoimento, o Sargento Cesar Forte, comandante do Corpo de Bombeiros de Veranópolis, expressou a dor pela perda de seus colegas e relembrou suas histórias.
“Fomos assolados com a notícia de uma tragédia sem precedentes. É muito difícil falar sobre isso, porque estamos muito sensibilizados. Perder colegas tão próximos, que sempre se dedicaram ao máximo, é uma dor imensa,” disse o Sargento Forte.
Os bombeiros homenageados
Audrei Alves Camargo, de 33 anos, era natural de Santa Maria e atuava no Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre. Conhecido pela dedicação ao trabalho e pelo amor à família, Camargo deixa esposa e três filhos pequenos. Sobre ele, o Sargento Forte destacou: “Camargo era um guerreiro, como todos nós, e sempre esteve disposto a dar o melhor de si.”
Juliano Baigorra Ribeiro, de 38 anos, natural de Uruguaiana, trabalhava no 5º Batalhão de Bombeiro Militar de Bento Gonçalves. Era irmão do Tenente Baigorra, ex-comandante do pelotão de Veranópolis. Juliano participou recentemente de um treinamento em Cotiporã, ao lado dos colegas. “Ele esteve conosco na terça-feira, se divertindo, compartilhando momentos únicos. Era uma pessoa muito agradável, muito querida. Sua ausência será sentida profundamente.” Juliano também deixa esposa e três filhos.
As demais vítimas
No acidente, também faleceram:
- Rosélia Fátima Klassen, de 43 anos, que dirigia o veículo;
- Gabriel Vitorino Frezza, de 22 anos, genro da motorista;
- Miguel Klassen Tomazi, de 9 anos, filho da motorista.
Uma adolescente de 16 anos, também ocupante do carro, sobreviveu ao impacto, mas foi socorrida em estado grave e levada para o Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa. O estado de saúde dela segue crítico.
Um momento de dor e união
O Sargento Forte reforçou o impacto do acidente na corporação e a força que será necessária para seguir adiante. “Tanto Camargo quanto Juliano cuidarão de nós a partir de outro plano. Estamos tristes, mas vamos levantar a cabeça e continuar trabalhando com a mesma vontade e determinação que eles tinham.”
O Corpo de Bombeiros e toda a comunidade lamentam profundamente a perda dessas vidas e prestam solidariedade às famílias enlutadas. O legado de Audrei e Juliano, marcado por coragem e serviço, será eternizado na memória de seus colegas e de todos que tiveram a honra de conhecê-los.