Tanzânia confirma novo surto do vírus de Marburg
A Tanzânia confirmou nesta segunda-feira (20) o segundo surto do vírus de Marburg, após a detecção de um caso positivo e 25 suspeitos na região de Kagera. A doença, uma febre hemorrágica altamente letal, havia sido apontada como suspeita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 14 de janeiro, após o registro de 13 mortes e dois casos em apenas cinco dias.
A presidente Samia Suluhu Hassan confirmou o caso em coletiva de imprensa ao lado do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Felizmente, os pacientes suspeitos restantes testaram negativo”, afirmou Hassan. Enquanto isso, as autoridades locais seguem monitorando rigorosamente os casos no distrito de Biharamulo.
O que é o vírus de Marburg?
Detectado pela primeira vez em 1967, o vírus de Marburg é transmitido por morcegos frugívoros e pelo contato direto com fluidos corporais de pessoas infectadas ou superfícies contaminadas. Embora causado por vírus diferentes, o Marburg e o Ebola pertencem à mesma família e apresentam sintomas clínicos semelhantes.
Os principais sintomas incluem: febre alta, dores de cabeça e mal-estar, que podem evoluir rapidamente para hemorragias graves. Atualmente, não existem vacinas ou tratamentos antivirais específicos, mas cuidados como reidratação podem aumentar a sobrevida dos pacientes.
Surtos anteriores
A Tanzânia já havia enfrentado um surto de Marburg em março de 2023, quando foram registrados nove casos (oito confirmados e um provável), resultando em seis mortes e uma taxa de letalidade de 67%. O vírus também já causou surtos em países como Angola, República Democrática do Congo, Gana e Uganda, todos localizados no continente africano.
*As informações são do SBT News.