Quem é a gaúcha considerada a pessoa mais velha do mundo após morte de japonesa

A brasileira Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, foi reconhecida como a pessoa mais velha do mundo pelo instituto especializado em longevidade LongeviQuest. O anúncio foi feito neste sábado (4), após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, ocorrido em 29 de dezembro de 2024, também aos 116 anos. As informações são do SBT News.

Nascida em 8 de junho de 1908, no município de São Francisco de Assis (RS), Inah iniciou sua trajetória religiosa aos 16 anos, ingressando no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento (RS). Em 1928, ela se tornou freira em Montevidéu, no Uruguai, retornando ao Brasil dois anos depois para atuar como professora de português e matemática no Rio de Janeiro.

Na década de 1940, a freira voltou ao Rio Grande do Sul, onde seguiu lecionando em Santana do Livramento. Entre suas conquistas, destaca-se uma bênção apostólica do papa Francisco, recebida em 2018, ao celebrar seu 110º aniversário.

Além do título de pessoa mais velha do mundo, Inah acumula outras marcas notáveis. Ela é a segunda freira mais longeva da história, ficando atrás apenas da francesa irmã André, que viveu até os 118 anos. Inah é ainda a última pessoa viva nascida em 1908 e uma das três últimas da década de 1900.

Outro recorde brasileiro

O título de homem mais velho do mundo também pertence a um brasileiro. João Marinho Neto, de 112 anos, natural de Maranguape (CE), foi reconhecido como tal em 2024, após o falecimento do britânico John Tinniswood, que tinha a mesma idade.

*Com informações do SBT News.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo