O PSDB se movimenta para consolidar sua estratégia rumo às eleições presidenciais de 2026, tendo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como principal aposta. Descrito como um político “culto, preparado e conciliador”, Leite é considerado pelo presidente do partido, Marconi Perillo, como a melhor representação dos valores tucanos. A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil, evidenciando a confiança do partido em seu potencial.
Após enfrentar desafios significativos, como as enchentes de 2024 e a gestão durante a pandemia de covid-19, Eduardo Leite se consolidou como uma liderança de destaque. Ele é o único governador reeleito na história recente do Rio Grande do Sul, feito alcançado após abrir mão de uma candidatura à Presidência em 2022, em meio a disputas internas no PSDB. Agora, com um partido mais alinhado, ele desponta como alternativa à polarização política no país.
Desde 2022, o governador trabalha para se firmar como uma opção da chamada “terceira via”, buscando atrair eleitores descontentes com a divisão política no Brasil. O PSDB também estuda ampliar sua força política com uma possível fusão ou incorporação de outra legenda até março, o que fortaleceria a coalizão em torno de propostas progressistas e conciliadoras para as próximas eleições.