Na manhã desta sexta-feira (24/01), a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia e da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de São Borja, com apoio da DP de Itaqui e da Brigada Militar (2º BPAF), deflagrou a Operação Scam Ad. A ação tem como objetivo combater crimes de estelionato, especialmente aqueles realizados por meio de falsos anúncios de venda de veículos na internet.
Três locais foram alvos de mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de diversos objetos de interesse da investigação, além de drogas, celulares, balanças de precisão e um simulacro de arma de fogo. Durante a operação, uma mulher e um homem foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores. Além disso, dois adolescentes foram apreendidos.
As investigações continuam em andamento, com o objetivo de identificar todos os envolvidos nos golpes, incluindo pessoas que atuam como “laranjas”, cedendo contas bancárias para receber dinheiro proveniente dos crimes, bem como outros beneficiários das infrações penais.
O nome “Scam Ad”, cuja tradução é “Falso Anúncio”, faz referência aos anúncios fraudulentos utilizados pelos golpistas na internet. A operação busca desmantelar essas práticas criminosas que têm enganado diversas vítimas.