A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Gravataí, coordenada pelo delegado Edimar Machado de Souza, deflagrou nesta quinta-feira (23/01) a Operação Território Velado. A iniciativa visa combater indivíduos ligados a uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas na região.
De acordo com as investigações, os suspeitos estariam envolvidos em ordens de homicídios com o objetivo de dominar territórios para o tráfico e cobrar dívidas relacionadas ao comércio ilegal de entorpecentes.
Durante a operação, foram cumpridas nove ordens judiciais nas cidades de Gravataí e Charqueadas, incluindo dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão. A polícia busca desarticular a estrutura da organização criminosa, especialmente os indivíduos responsáveis por execuções de homicídios e seus mandantes, muitos dos quais estão no sistema carcerário.
Segundo o diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Mario Souza, “os crimes contra a vida ocorridos em razão de disputa territorial para o tráfico de drogas em geral são ordenados por líderes de organizações criminosas. No caso em tela, a investigação qualificada da Polícia Civil ensejou as ordens de prisões e busca em desfavor de integrantes de organização que, além do tráfico de entorpecentes, pratica crimes dolosos contra a vida. Não obstante, nesses casos, é oportuna a operação policial que se estende aos demais membros da organização, desarticulando sua estrutura e, por conseguinte, as ordens de execução entre membros rivais do tráfico de drogas”.
A operação resultou na prisão de dois indivíduos e na apreensão de munições de calibre 9mm. Após os procedimentos legais, os presos serão encaminhados ao sistema prisional.