Paulo Pimenta deixa Secom; publicitário Sidônio Palmeira assume a pasta

Ministro aponta encerramento da 1ª fase do governo; novo titular promete comunicação mais digital

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou nesta terça-feira (7) sua saída do cargo, atendendo à decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pimenta ocupava a função desde o início do governo, em janeiro de 2023. O publicitário baiano Sidônio Palmeira será seu sucessor.

“O presidente tem uma leitura muito precisa de que nós tivemos uma primeira fase do governo, de reconstrução e reposicionamento dos programas. Agora, a partir de 2025, entramos em uma nova fase, que chamamos de período da colheita dos resultados”, declarou Pimenta a jornalistas no Palácio do Planalto.

Segundo ele, a decisão foi consolidada em reunião com o presidente Lula nesta manhã. A equipe de Pimenta já iniciou a transição com os indicados do futuro ministro. Na secretaria executiva, o publicitário Thiago César substituirá o advogado Ricardo Zamora.

Sidônio Palmeira, conhecido por sua experiência em campanhas políticas, incluindo a vitória de Lula em 2022, assumirá a Secom em uma cerimônia marcada para o início da próxima semana. “Vou fazer o máximo possível para informar e manter a transparência deste governo. É como começar um segundo tempo. O governo já fez muito, e esse é o nosso desafio”, afirmou o futuro ministro.

Comunicação digital: uma prioridade

Palmeira destacou a importância de modernizar a comunicação governamental, tornando-a mais digital. “É essencial que a gestão não seja analógica. Por exemplo, na saúde, comunicar onde as pessoas podem se vacinar é fundamental. Muitas vezes, essa comunicação pode partir de um aplicativo, não apenas da Secom”, observou.

Ele também defendeu a evolução do modelo de comunicação do governo, reforçando o papel da Secom em divulgar os feitos da gestão e garantir que a população usufrua dos serviços disponibilizados.

Leia também:  PT reforça plano de reeleição de Lula em 2026 sem considerar outro nome

Primeira experiência no setor público

Palmeira, que nunca trabalhou no setor público, afirmou que prefere ser chamado de publicitário, rejeitando o rótulo de “marqueteiro”. “Eu venho da iniciativa privada. Não gosto do termo ‘marqueteiro’, pois dá a impressão de que se transforma qualquer coisa no melhor, mas a ideia é divulgar as características reais”, explicou.

Pimenta se prepara para novas funções

Licenciado como deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta anunciou que tirará uma semana de férias antes de definir sua nova função. Ele mencionou que pode retornar à Câmara dos Deputados ou assumir outro cargo no governo. “Vou conversar com o presidente sobre minhas próximas tarefas, mas pedi esses dias de descanso antes de assumir qualquer nova missão”, disse.

A Secom é responsável por formular e implementar a política de comunicação do Executivo federal, promover a relação com a imprensa e combater a desinformação, entre outras atribuições.

Reportagem de Pedro Rafael Vilela – Agência Brasil

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo