Operação Verão Seguro: Guarda Municipal realiza mais de 2,5 mil rondas e aborda 175 pessoas em represas de Caxias do Sul

A Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social, em parceria com o Samae, promove desde 06 de dezembro de 2024 a 18ª edição da Operação Verão Seguro. A iniciativa busca conscientizar a população sobre os riscos de nadar em represas, prevenir afogamentos e fiscalizar atividades proibidas nesses locais.

Até o último domingo (26/01), a Guarda Municipal (GM) realizou 2.570 rondas nas represas Maestra, Dal Bó e Samuara. Durante a operação, 175 pessoas foram abordadas e orientadas. Desse total, 81 estavam na represa Maestra, 66 no Complexo Dal Bó e 28 na Samuara. Além disso, 13 veículos foram abordados e consultados nas áreas públicas próximas às represas.

Ação intensificada no domingo (26/01)

No domingo, equipes da Guarda realizavam rondas regulares quando o Centro Integrado de Operações (Ciop) recebeu uma denúncia sobre banhistas na represa Maestra. Três viaturas foram enviadas ao local, onde foram localizados também pescadores.

Durante a abordagem, foram apreendidas:

  • 18 linhas de mão,
  • duas varas de pesca,
  • um molinete.

No total, 71 banhistas e 11 veículos foram abordados. Todos os banhistas receberam orientações sobre os riscos de se banhar na área, enquanto a Fiscalização de Trânsito foi acionada para aplicar autuações administrativas aos veículos estacionados em locais proibidos. Um veículo foi recolhido por estar com o licenciamento vencido.

Proibição e conscientização

A GM e o Samae reforçam que são proibidos banho, pesca, recreação, circulação ou permanência nas áreas de preservação das represas do município de Caxias do Sul. A medida visa garantir a segurança da população e preservar o ambiente.

A Operação Verão Seguro segue até o início de março. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo