A 18ª edição da Operação Verão Seguro, promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Guarda Municipal (GM) e com o apoio do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), registrou a abordagem de 36 pessoas no mês de dezembro do ano passado. A ação teve início no dia 6 de dezembro e continuará até o dia 20 de março nas áreas das represas de Caxias do Sul.
De acordo com levantamento da Guarda Municipal, foram realizadas 1.483 rondas no período. O maior número de abordagens foi registrado no Complexo Dal Bó (18), seguido por Samuara (10) e a represa da Maestra (8). A quinta-feira (14) foi o dia com maior incidência de casos, com 14 pessoas abordadas, seguida pela terça-feira (10), com 10 casos. No domingo, foram flagradas seis pessoas, enquanto no sábado houve apenas uma abordagem. Já nas represas do Faxinal e Marrecas, não foram registradas ocorrências.
O diretor-presidente do Samae, João Uez, destacou o propósito da operação, que visa conscientizar a população sobre os riscos de nadar e praticar atividades proibidas nas represas, como caça e pesca. “Dessa forma, conseguimos preservar o meio ambiente, ressaltando sempre o uso consciente da água, a importâ