Operação em Passo Fundo: Brigada Militar resgata pássaros silvestres mantidos em cativeiro

Nesta quinta-feira (02/01), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou uma operação de fiscalização e combate à manutenção ilegal de pássaros silvestres em cativeiro, no município de Passo Fundo.

A operação foi desencadeada após denúncias feitas via aplicativo de mensagens do 3º BABM. Os policiais flagraram três residências no município onde os animais eram mantidos ilegalmente.

No bairro Vera Cruz, a equipe encontrou nove pássaros silvestres em gaiolas. As espécies identificadas incluíam Canário-da-terra, Sabiá, Azulão e Coleirinho.

No bairro São Luiz Gonzaga, outros flagrantes ocorreram em duas residências. Na primeira, foram resgatados um Trinca-ferro e um Azulão. Na segunda, um Canário-da-terra e um Coleirinho também estavam em cativeiro.

Os responsáveis pelos animais não possuíam licença ou autorização do órgão ambiental competente, conforme previsto pelo Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass).

Todos os pássaros foram resgatados e encaminhados para cuidados veterinários. Após a recuperação, serão reinseridos em seu habitat natural. As gaiolas foram apreendidas e serão destruídas.

Os indivíduos envolvidos responderão por crime ambiental, conforme prevê a legislação vigente.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo