Metapneumovírus: nova infecção viral na China desperta alerta cinco anos após a covid-19
Autoridades apontam que os sintomas são semelhantes aos das gripes comuns e que o vírus pode ser altamente contagioso
Cinco anos após o surgimento da covid-19, que causou uma das maiores crises sanitárias da história e resultou em quase 7 milhões de mortes em todo o mundo, outro surto viral está sobrecarregando o sistema de saúde na China e chamando a atenção da Organização Mundial da Saúde (OMS). Autoridades locais e veículos de imprensa atribuem o surto ao metapneumovírus humano (HMPV), um vírus ainda pouco conhecido.
Os sintomas causados pelo metapneumovírus são semelhantes aos de gripes comuns, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Alguns cientistas alertam que ele pode ser tão contagioso quanto o coronavírus. Relatos e vídeos publicados nas redes sociais mostram hospitais lotados, com pacientes buscando atendimento para os sintomas gripais.
Apesar do alerta, a doença é considerada sazonal no país, com maior incidência durante o inverno – que na China ocorre entre 21 de dezembro e 20 de março – e o início da primavera, a partir de 21 de março. Especialistas também indicam que os grupos mais vulneráveis ao vírus são crianças com até cinco anos, idosos e pessoas com o sistema imunológico debilitado.
As autoridades continuam monitorando o surto, mas ressaltam que, por enquanto, não há evidências de que o metapneumovírus represente um risco global semelhante ao da covid-19.
*Com informações do SBT News.