Uma operação de grande porte foi realizada pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado do Rio Grande do Sul (CIRA/RS) em três cidades gaúchas nesta quinta-feira, 23. O alvo é um grupo empresarial do setor de bebidas, suspeito de praticar sonegação de ICMS e outras irregularidades fiscais que geraram um prejuízo superior a R$ 200 milhões ao estado. A ação contou com apoio da Brigada Militar para cumprir mandados de busca e apreensão.
A investigação foi baseada em um relatório da Receita Estadual que apontou evidências de confusão patrimonial e uso de laranjas no gerenciamento de bens e fluxo financeiro do grupo investigado. Segundo o Ministério Público, as empresas envolvidas acumulam uma das cinco maiores dívidas tributárias do estado, colocando o caso entre os mais relevantes no combate à sonegação.
Mandados de busca foram cumpridos em Porto Alegre, Santa Maria e Torres, envolvendo residências e sedes empresariais ligadas ao esquema. Além disso, foi determinado o bloqueio de valores superiores a R$ 200 milhões nas contas bancárias dos investigados. O CIRA/RS destacou a importância de ações integradas para garantir a recuperação de ativos desviados.
O CIRA/RS é composto pelo Ministério Público, Receita Estadual e Procuradoria-Geral do Estado, e tem como foco ações conjuntas contra crimes tributários e ocultação de patrimônio. Denúncias relacionadas podem ser realizadas diretamente pelo portal da Receita Estadual, visando reforçar o combate a fraudes fiscais no estado.