Incêndios em Los Angeles já deixam 24 mortos e ameaçam avançar com ventos fortes

Destruição crescente atinge milhares de casas; evacuações continuam em massa

Os incêndios florestais que assolam o condado de Los Angeles, na Califórnia (EUA), já deixaram 24 mortos, conforme atualização das autoridades locais nesta segunda-feira (13/1). As áreas mais atingidas, Eaton e Palisades, estão com menos de 30% das chamas contidas, aumentando o cenário de devastação. Mais de 150 mil pessoas seguem sob ordens de evacuação, enquanto bombeiros correm contra o tempo para conter o avanço do fogo.

Além da trágica perda de vidas, os incêndios já destruíram mais de 1,8 mil casas e prédios, com outras 10 mil estruturas severamente danificadas. O impacto se agrava com a previsão de ventos de Santa Ana, que podem alcançar até 55 milhas por hora (88 km/h), ampliando o comportamento extremo das chamas, segundo especialistas do Serviço Nacional de Meteorologia. “Infelizmente, as condições climáticas continuam a favorecer o fogo”, alertou Rich Thompson, meteorologista.

Os esforços para combater os incêndios envolvem mais de 4,7 mil profissionais, além de aeronaves, helicópteros e drones que despejam água e retardante de fogo nas regiões críticas. No entanto, as autoridades enfatizam que a prioridade é proteger vidas. Kristin Crowley, chefe dos bombeiros de Los Angeles, pediu que a população siga todas as ordens de evacuação sem hesitação, reforçando que os moradores devem permanecer atentos às atualizações oficiais.

Enquanto equipes de resgate vasculham as áreas devastadas com cães farejadores, o xerife Robert Luna revelou o impacto visual da destruição: “Muitas áreas parecem ter sido atingidas por uma bomba”. Apesar de todo o esforço, Luna foi cauteloso ao afirmar que, embora o controle esteja mais próximo, ainda há um longo caminho pela frente para superar esta catástrofe.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo