IFRS Campus Veranópolis conquista nova tipologia e abre caminho para expansão

O Ministério da Educação (MEC) oficializou, por meio da portaria nº 34, de 17 de janeiro de 2025, a mudança de tipologia do Campus Avançado de Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 20 de janeiro, a alteração transforma a unidade em campus pleno, representando um marco importante para a expansão e fortalecimento da instituição.

Criado em 2014, o Campus Veranópolis iniciou suas atividades com cursos rápidos e discussões comunitárias sobre ofertas futuras. Atualmente, conta com dois cursos técnicos integrados (Informática para Internet e Administração) e dois superiores de tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Processos Gerenciais), atendendo cerca de 386 estudantes da microrregião da Serra Gaúcha.

Mais autonomia e expansão de vagas

Com a nova tipologia, o campus ganha maior autonomia administrativa e financeira, podendo gerir processos como contratação de serviços e aplicação de recursos. Além disso, a unidade ampliará suas vagas para servidores: de 24 para 40 docentes e de 13 para 26 técnicos administrativos.

Segundo o diretor do campus, Amir Tauille, a expansão de vagas possibilitará a inclusão de novos cursos. Contudo, ele reforça que a definição de novas ofertas será realizada após um estudo junto à população e aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região. “Após implantaremos os novos cursos”, explica.

O campus atualmente beneficia cerca de 20 municípios da Serra Gaúcha, e, com essa conquista, planeja também novas obras estruturais, como salas de aula, refeitório, ginásio de esportes e auditório. “Nossa intenção é atingir o número de 800 alunos e continuar oferecendo ensino público, gratuito e de qualidade aliados à pesquisa e extensão, promovendo a formação integral de cidadãos”, destaca Tauille.

Obras e expectativas

A sede do Campus Veranópolis está localizada na área do antigo Colégio Agrícola, doada pela prefeitura, com 4,7 hectares. As instalações, situadas na BR-470, km 172, no bairro Sapopema, passam por reformas e ampliações. Entre as melhorias já em andamento estão três novas salas de aula, laboratório, sala de reunião, sala de amamentação e revitalização do acesso ao campus.

Tauille também ressalta que a conquista da nova tipologia trará benefícios para a comunidade atendida e marca um grande avanço para a unidade. “Estamos em pleno crescimento, e com essa conquista será possível viabilizar mais obras e investimentos”, afirma.

O IFRS Campus Veranópolis segue como referência na formação técnica e superior, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento educacional e social da região.

Sair da versão mobile