Na operação Descanso Legal, realizada na quinta-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu (PR), a Polícia Rodoviária Federal do Paraná (PRF-PR) flagrou uma carreta com sérios problemas de manutenção. A ação teve como foco principal a fiscalização do descanso obrigatório de motoristas profissionais.
Durante a abordagem, foi constatado que o veículo estava com parte dos freios traseiros inoperantes e pneus em condições críticas de uso, alguns “no arame”. Além disso, o condutor, de 57 anos, não estava cumprindo as regras de descanso previstas em lei.
Os agentes identificaram que as mangueiras de ar do sistema de freio traseiro haviam sido isoladas, permitindo que o veículo circulasse mesmo sem o funcionamento adequado dos freios. A PRF também encontrou nove pneus em péssimo estado de conservação, com malhas de aço expostas, aumentando o risco de acidentes.
A carreta foi retida para regularização e só foi liberada após os problemas serem corrigidos. O motorista foi multado em 520 reais e orientado a cumprir o descanso obrigatório de 11 horas, como exige o Código de Trânsito Brasileiro.
O veículo, que pertence a uma empresa da região, estava vazio e retornava de Medianeira (PR) para Foz do Iguaçu (PR) no momento da fiscalização.
Tragédia evitada
Casos de veículos pesados com problemas de manutenção são uma constante preocupação. Em outubro do ano passado, na BR-376, em Guaratuba (PR), uma carreta com falha nos freios tombou sobre uma van de passageiros, causando a morte de nove pessoas, incluindo sete jovens atletas de remo de Pelotas (RS). O motorista e o proprietário do veículo foram indiciados por homicídio culposo e lesão corporal culposa após perícia confirmar as falhas no sistema de freio.
A PRF reforça a importância da manutenção adequada dos veículos e do cumprimento das normas de descanso obrigatório para garantir a segurança nas rodovias.