Calendário dos 150 anos da imigração italiana no RS é lançado com apoio do COMITES-RS

Cerimônia em Bento Gonçalves marcou o início das celebrações que destacam a história e o futuro da comunidade ítalo-gaúcha

Oficialmente aberto, o calendário para celebrar os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul promete não apenas valorizar e relembrar a rica história da comunidade ítalo-gaúcha, mas também prospectar novas conquistas para o futuro. Sob o slogan “Nossa história é feita de futuros”, a programação foi lançada em uma cerimônia realizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na última quinta-feira (16). A presença do Comitê dos Italianos no Exterior (COMITES-RS) na comissão estadual reforça a relevância das comemorações para a comunidade italiana no estado.

As atividades irão ocorrer ao longo de todo o ano nas cidades de colonização italiana, identificadas pela logomarca oficial das celebrações, também apresentada no evento. “Nós queremos valorizar nossos antepassados, mas principalmente projetar e pensar o que podemos fazer no futuro. É também uma forma de contribuirmos na (re)construção no estado daqui para frente”, destacou Cristina Mioranza, presidente do COMITES-RS, que participou da cerimônia.

O Rio Grande do Sul é uma das regiões mais italianas fora da Itália, com cerca de 4 milhões de habitantes descendentes dos imigrantes que chegaram ao estado a partir de 1875. O COMITES-RS lidera um projeto que centraliza as iniciativas das 80 associações cadastradas na organização, abrangendo nove regiões funcionais do estado. As propostas das associações se unem à programação divulgada no site alusivo aos 150 anos, lançado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS. Os detalhes podem ser acessados em: www.justica.rs.gov.br/150anos.

O evento de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, como o Vice-governador do RS, Gabriel Souza, o Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, o presidente da Frente Parlamentar Brasil/Itália, Deputado Estadual Guilherme Pasin, e o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, além de presidente da Comissão dos Festejos, Fabricio Guazzelli Peruchin.

Legenda: COMITES-RS prestigiou o lançamento oficial das programações dos 150 anos da imigração italiana no RS.

Sair da versão mobile