Brigada Militar prende 41 pessoas por crime de maus-tratos e prática de rinha de galos em Caçapava do Sul

Ação do 2º Batalhão Ambiental flagra evento clandestino com estrutura organizada e apreende materiais, aves e pássaros silvestres em propriedade rural

A Brigada Militar, através do 2º Batalhão Ambiental (BABM) dos municípios de Santa Maria e São Gabriel, realizou neste sábado (11/01) uma operação que resultou na prisão de 41 pessoas por envolvimento em crimes de maus-tratos e prática de rinha de galos em uma propriedade rural localizada no interior de Caçapava do Sul.

Durante ações de Polícia de Proteção Ambiental, foi flagrado um evento clandestino que reunia diversas pessoas como espectadores e apostadores. No local, os agentes identificaram uma estrutura organizada com três tambores de disputa (ringues) e arquibancadas, destinadas à realização das rinhas de galos.

A operação, conduzida pelas PATRAMs, resultou na identificação de vários participantes, incluindo oito indivíduos de nacionalidade uruguaia. No total, foram apreendidos 61 galos da espécie Gallus gallus domesticus, além de pulseiras personalizadas, 42 biqueiras de metal, uma balança de precisão, três temporizadores digitais, frascos de medicamentos, três arcos artesanais, lâminas para serrar ferro, sete tesouras, um rolo de fita esparadrapo, um rolo de fio e diversos outros materiais relacionados à prática ilegal.

Adicionalmente, foram encontrados 11 pássaros silvestres nativos mantidos em cativeiro, juntamente com nove gaiolas, resultando na responsabilização do proprietário por crime ambiental.

Diante das evidências, as 41 pessoas foram presas com base no artigo 32 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais). Como medida administrativa, os ringues foram destruídos, em conformidade com o artigo 9° da Portaria nº 159 da SEMA e o artigo 137 do Decreto Estadual nº 55.374/2020.

A Brigada Militar reafirma seu compromisso com a proteção ambiental e o combate a crimes contra a fauna.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo