Brigada Militar flagra desmatamento ilegal em Chapada e autua responsáveis

Nesta sexta-feira (31/01), a Brigada Militar, por meio do 3° Batalhão Ambiental (BABM), flagrou dois desmatamentos ilegais no interior do município de Chapada, no Rio Grande do Sul. A ação foi realizada após alertas da plataforma MapBiomas, que indicaram a supressão de vegetação nativa pertencente ao Bioma Mata Atlântica.

No primeiro local, a destruição atingiu 8.300 metros quadrados, devastando espécies como erva-mate, angico, cedro e canela. Já na segunda propriedade, o impacto foi ainda maior, com 10.020 metros quadrados de vegetação suprimida, sendo parte dessa área classificada como Área de Preservação Permanente (APP), devido à presença de um afluente do Lageado Gambá. Entre as espécies destruídas estavam aroeira, pata-de-vaca, angico, canela e pitangueira.

As equipes constataram que não havia licença ou autorização do órgão ambiental competente para as intervenções. Diante das infrações ambientais, foram lavrados os respectivos Boletins de Ocorrência, e os responsáveis foram autuados.

Drones no combate a crimes ambientais

O uso de drones tem sido fundamental para o monitoramento ambiental, permitindo a identificação em tempo real de atividades ilegais como desmatamento, extração mineral, poluição, caça e pesca predatória. As imagens captadas fornecem evidências legais que ajudam na responsabilização dos infratores e reforçam as estratégias de preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo