Brigada Militar flagra crimes ambientais graves em Gentil e Coqueiros do Sul

A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), identificou nesta sexta-feira (03/01) crimes ambientais nos municípios de Gentil e Coqueiros do Sul, reforçando a importância da preservação do bioma Mata Atlântica.

Destruição em Gentil

No interior de Gentil, a equipe do 3º BABM utilizou dados da plataforma MapBiomas para identificar a supressão de 17.300 metros quadrados de vegetação nativa, incluindo áreas de Reserva Legal (ARL). A análise revelou que a intervenção foi realizada sem qualquer licença do órgão ambiental competente.

Flagrantes em Coqueiros do Sul

Já em Coqueiros do Sul, a Brigada Militar agiu com base em uma denúncia anônima, identificando o desmatamento de 11.300 metros quadrados de vegetação nativa em três pontos distintos de uma mesma propriedade. Espécies como Canela, Timbó, Aroeira e Camboatá foram destruídas sem licenciamento.

Em outra propriedade do município, constatou-se o desmatamento de 407 metros quadrados, afetando árvores como Canela, Aroeira, Camboatá, Coqueiro-jerivá e Pitangueira. Além disso, foi flagrada a captação irregular de água da Cascata Rio Bonito, utilizando canos de PVC em um sistema que se estendia por 33 metros e desaguava em um açude na propriedade. O responsável não possuía licença para manejo florestal nem cadastro ou dispensa no Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (SIOUT RS).

Autuações e consequências

Os responsáveis pelas infrações foram devidamente autuados e responderão por crimes ambientais, reforçando a necessidade de atenção às normas ambientais e a preservação dos recursos naturais.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo