Brigada Militar combate pesca ilegal na Operação Piracema 2024/2025 no Rio Uruguai

Nesta sexta-feira, 31 de janeiro, dia que marca o término do período de defeso da Piracema nas Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul, a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou dois indivíduos praticando pesca ilegal no Rio Uruguai, na altura do município de Iraí.

Durante a operação, a equipe do 3º BABM identificou, no ambiente aquático, um “viveiro” utilizado para a captura e guarda de peixes, contendo 250 metros de redes de pesca e 420 metros de espinhel. Presos a essa armadilha, foram encontrados 20 peixes das espécies Grumatã, Dourado, Pintado e Cascudo. O responsável pelo material não foi localizado e os peixes foram devolvidos às águas.

Ainda durante a patrulha, os policiais avistaram uma embarcação com dois tripulantes, que portavam 100 metros de redes de pesca.

Diante do crime ambiental, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial. O material de pesca, o barco e o motor de popa da marca Mercury foram apreendidos, conforme Termo de Apreensão.

A Operação Piracema reforça o compromisso da Brigada Militar na preservação da fauna aquática e no combate à pesca predatória, garantindo o equilíbrio dos ecossistemas nos rios do estado.

Sair da versão mobile