Bombeiro civil salva criança de ataque de pitbull e emociona Caxias do Sul
A história que poderia ter terminado em tragédia trouxe um final heroico graças à coragem de Gilson Carvalho de Souza, bombeiro civil de 30 anos. Ao avistar um menino sendo atacado por um pitbull no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul, Gilson agiu com rapidez e determinação, salvando a criança. “Estar no lugar certo, na hora certa” foi a frase usada por ele para descrever o momento que transformou seu dia comum em um ato heroico, as informações são do Portal Leouve.
O ataque ocorreu enquanto Gilson realizava reparos na empresa onde trabalha. Após ouvir gritos de seu colega, ele percebeu a gravidade da situação e agiu sem hesitar. “Eu estava em cima de uma escada, pulei e corri para ajudar. Fizemos de tudo para afastar o cão, mas ele voltou a atacar o menino até que conseguimos segurá-lo. Peguei a criança no colo e protegi com meu corpo caso o cachorro avançasse novamente”, relatou. O menino apresentava ferimentos graves e muito sangramento.
Graças ao conhecimento em primeiros socorros, Gilson conseguiu estancar os sangramentos com um pano improvisado e levou a criança às pressas para o hospital em seu próprio carro. No trajeto, manteve o menino consciente com palavras de encorajamento. “Ele queria desmaiar, e eu não deixei. Conversava com ele o tempo todo, perguntava coisas para mantê-lo acordado”, conta Gilson. A chegada rápida ao hospital foi crucial para salvar a vida da vítima, segundo os médicos.
A emoção tomou conta do bombeiro e de seu assistente ao saberem que a criança estava fora de perigo. “Tenho uma filha pequena, e meu colega tem um filho da mesma idade do menino. Pensamos que poderia ser com os nossos. É gratificante saber que conseguimos ajudar. Hoje, o sentimento é de missão cumprida”, concluiu Gilson, que foi aplaudido como verdadeiro herói por sua ação rápida e decisiva.