Bolha de calor avança na América do Sul e promete temperaturas escaldantes

Calor extremo deve afetar países e estados brasileiros com picos de até 42°C, impactando agricultura e elevando riscos de temporais isolados

A Metsul Meteorologia informa que a América do Sul enfrenta uma nova onda de calor extremo que promete intensificar as temperaturas nos próximos dias. A bolha de calor se concentrará no Centro e Norte da Argentina, Uruguai, Paraguai e estados brasileiros como Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e Rio Grande do Sul. O fenômeno, caracterizado pela compressão do ar sob altas pressões, intensifica o aquecimento e afeta diretamente a qualidade de vida e o desempenho agrícola na região.

O oeste da Região Sul do Brasil e o Mato Grosso do Sul já enfrentam temperaturas que chegam a 40°C, comprometendo lavouras e a rotina da população. Regiões como Quaraí e Uruguaiana no Rio Grande do Sul devem registrar marcas próximas ou superiores a 40°C no pico do calor, previsto para a segunda metade da semana. Porto Alegre e áreas próximas, embora inicialmente enfrentem temperaturas mais amenas, devem observar elevação gradual até atingir picos próximos a 38°C na quinta e sexta-feira.

Além do desconforto térmico, o calor extremo eleva os riscos de temporais isolados, com potencial para chuva forte, ventos intensos e granizo, especialmente a partir da quinta-feira. Esse cenário, semelhante ao da virada do ano, ocorre devido à formação de nuvens Cumulonimbus, alimentadas pelo intenso aquecimento diurno. Esses eventos, embora localizados, podem provocar danos significativos.

O fenômeno, conhecido como bolha de calor ou domo de calor, é intensificado pelas mudanças climáticas, que aumentam a frequência e severidade de ondas de calor ao redor do mundo. Estudos apontam que essas condições meteorológicas extremas estão se tornando cada vez mais comuns, destacando a necessidade de adaptação e mitigação dos impactos no Brasil e no mundo.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo