Seguro obrigatório volta em 2025: SPVAT substitui DPVAT no Rio Grande do Sul

A partir de 2025, o SPVAT, novo seguro obrigatório para sinistros de trânsito, substituirá o antigo DPVAT no Rio Grande do Sul. Após cinco anos de suspensão, o seguro retorna com uma nova administração, sendo gerido e cobrado pela Caixa Econômica Federal. O valor e os canais de pagamento ainda serão divulgados, mas os proprietários de veículos precisarão se atentar às mudanças, já que o pagamento será realizado de forma diferente do modelo anterior.

Juntamente com a retomada do seguro obrigatório, haverá uma mudança no vencimento do licenciamento anual dos veículos. A partir de 2025, o prazo para circular com o documento de 2024 será até o dia 31 de julho de 2025. O pagamento poderá ser efetuado já a partir de 11 de dezembro, com a antecipação do IPVA, mas o documento atualizado só estará disponível na Carteira Digital de Trânsito no próximo ano.

O DPVAT, agora rebatizado como SPVAT, foi criado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, oferecendo cobertura para despesas médicas, invalidez permanente ou morte, independentemente da culpa no acidente. O seguro é pago anualmente, juntamente com o IPVA, e visa garantir proteção financeira às vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional.

Com a volta da cobrança, é fundamental que os proprietários de veículos no Rio Grande do Sul fiquem atentos aos prazos e novas exigências. A mudança promete trazer maior organização no pagamento e na gestão do seguro, mas exige que os motoristas estejam informados sobre os detalhes que serão anunciados nos próximos meses.

Sair da versão mobile