Ao longo desta sexta-feira (13), um sistema de baixa pressão favorece o retorno das instabilidades climáticas no Rio Grande do Sul. Chuvas moderadas a pontualmente fortes, descargas elétricas, ventos intensos e temporais isolados são esperados em boa parte do estado.
Os acumulados de precipitação podem variar entre 30 e 70 mm/dia nas regiões da Campanha, Sul, Oeste, Missões, Noroeste e em parte do Centro. Nas demais áreas, os volumes devem ficar abaixo de 30 mm/dia. Rajadas de vento entre 50 e 70 km/h podem ocorrer ao longo de todo o litoral. Durante a tarde, as temperaturas oscilam entre 21°C e 29°C.
No sábado (14), o deslocamento do sistema de baixa pressão em direção ao oceano mantém as instabilidades na metade leste do estado, com chuvas moderadas a pontualmente fortes, descargas elétricas e ventos fortes.
Os volumes de chuva podem alcançar entre 70 e 120 mm/dia no Sul e no Litoral Sul, enquanto nas demais áreas os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia. Além disso, são esperadas rajadas de vento entre 45 e 70 km/h no Nordeste e litoral, e de 70 a 90 km/h no Sul, deixando o mar agitado. As temperaturas mínimas variam entre 17°C e 22°C, e as máximas entre 20°C e 29°C.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil reforça as seguintes orientações:
- Mantenha portas e janelas bem fechadas;
- Desligue aparelhos elétricos e feche o registro de água e gás;
- Se estiver em local seguro, permaneça até que os ventos diminuam;
- Evite se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas;
- Não atravesse áreas alagadas, seja a pé ou de carro;
- Abrigue animais domésticos em locais seguros.
Para mais informações, consulte os Planos de Contingência da Defesa Civil local. Em caso de emergência, ligue para os números 190 ou 193.