Retorno das chuvas traz alerta para o Rio Grande do Sul
Sexta-feira (13) e sábado (14) serão marcados por chuvas intensas, ventos fortes e temperaturas oscilantes em várias regiões do estado
Ao longo desta sexta-feira (13), um sistema de baixa pressão favorece o retorno das instabilidades climáticas no Rio Grande do Sul. Chuvas moderadas a pontualmente fortes, descargas elétricas, ventos intensos e temporais isolados são esperados em boa parte do estado.
Os acumulados de precipitação podem variar entre 30 e 70 mm/dia nas regiões da Campanha, Sul, Oeste, Missões, Noroeste e em parte do Centro. Nas demais áreas, os volumes devem ficar abaixo de 30 mm/dia. Rajadas de vento entre 50 e 70 km/h podem ocorrer ao longo de todo o litoral. Durante a tarde, as temperaturas oscilam entre 21°C e 29°C.
No sábado (14), o deslocamento do sistema de baixa pressão em direção ao oceano mantém as instabilidades na metade leste do estado, com chuvas moderadas a pontualmente fortes, descargas elétricas e ventos fortes.
Os volumes de chuva podem alcançar entre 70 e 120 mm/dia no Sul e no Litoral Sul, enquanto nas demais áreas os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia. Além disso, são esperadas rajadas de vento entre 45 e 70 km/h no Nordeste e litoral, e de 70 a 90 km/h no Sul, deixando o mar agitado. As temperaturas mínimas variam entre 17°C e 22°C, e as máximas entre 20°C e 29°C.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil reforça as seguintes orientações:
- Mantenha portas e janelas bem fechadas;
- Desligue aparelhos elétricos e feche o registro de água e gás;
- Se estiver em local seguro, permaneça até que os ventos diminuam;
- Evite se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas;
- Não atravesse áreas alagadas, seja a pé ou de carro;
- Abrigue animais domésticos em locais seguros.
Para mais informações, consulte os Planos de Contingência da Defesa Civil local. Em caso de emergência, ligue para os números 190 ou 193.
Deus Ken cuide de. Nos todos