IPVA pode ser pago no Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira

Os motoristas do Rio Grande do Sul já podem planejar o pagamento do IPVA 2025, que inicia nesta quarta-feira (11). A Secretaria da Fazenda (Sefaz) oferece descontos de até 28% para quem optar por quitação antecipada e participar dos programas estaduais “Bom Motorista” e “Bom Cidadão”. Outra facilidade é o parcelamento em até seis vezes, desde que a adesão seja realizada até 31 de janeiro de 2024.

Entre os benefícios, está o desconto de 6% para pagamento integral até 30 de dezembro ou 31 de janeiro, que pode chegar a 24,8% com os incentivos acumulados. Quem optar por pagar até fevereiro ou março ainda terá descontos menores, enquanto o parcelamento garante abatimentos nas três primeiras parcelas, desde que iniciado em janeiro. No entanto, as parcelas não terão juros e o calendário agora permite quitação até 30 de abril para todos os contribuintes.

Os incentivos do programa “Bom Motorista” permanecem, oferecendo abatimentos de até 15% para quem está há três anos sem infrações no trânsito. Já o programa “Bom Cidadão” premia a emissão de notas fiscais com CPF, garantindo descontos de até 5% para quem acumular mais de 150 notas. Esses programas juntos podem fazer a diferença no bolso dos contribuintes, estimulando boas práticas no trânsito e na economia local.

Para maior comodidade, o pagamento do tributo pode ser realizado em diversas instituições financeiras, lotéricas ou via Pix, com o QR Code gerado mensalmente. Informações detalhadas, como o valor do IPVA, podem ser consultadas no aplicativo “IPVA RS” ou no site da Sefaz. A iniciativa busca facilitar a vida do contribuinte e fomentar a adesão aos benefícios fiscais oferecidos pelo Estado.

Sair da versão mobile