O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou, nesta terça-feira, 10 de dezembro, uma fiscalização que resultou na autuação de dois mercados com açougue no município de Rolante. Durante a ação, quase 1,5 tonelada de alimentos impróprios para consumo foi apreendida, e um dos estabelecimentos foi interditado.
Entre as irregularidades encontradas estavam alimentos, principalmente carnes, embutidos e laticínios, que estavam sem procedência, vencidos, mal acondicionados e sem refrigeração adequada. A gravidade das infrações levou à interdição de um dos açougues inspecionados.
Além disso, a operação incluiu o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em uma propriedade rural localizada no município.
Participaram da operação os promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e Mauro Rockenbach, da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre. Também integraram a ação a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), o Serviço de Inspeção Municipal e a Vigilância Sanitária Municipal de Rolante.