Expediente bancário tem alterações neste final de ano no Brasil
Os clientes bancários devem ficar atentos às mudanças no atendimento durante as festas de fim de ano. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados nacionais, não haverá funcionamento das agências bancárias. Já na véspera de Natal, 24 de dezembro, o atendimento ao público será reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, não haverá expediente bancário, incluindo operações de compensação, como TEDs.
Apesar das restrições, o sistema PIX funcionará normalmente durante os feriados e finais de semana, garantindo maior comodidade para transferências e pagamentos imediatos. Já as contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento em 25/12, 31/12 e 01/01, poderão ser quitadas no próximo dia útil sem encargos adicionais. No caso de tributos e impostos com vencimento nessas datas, é necessário antecipar o pagamento para evitar juros e multas.
A Febraban destaca que os boletos bancários cadastrados no sistema de Débito Direto Autorizado (DDA) também são uma opção prática para evitar atrasos. Além disso, os canais digitais, como aplicativos e internet banking, oferecem alternativas rápidas e seguras para realizar operações bancárias durante o recesso. A entidade reforça a importância de planejar com antecedência para não ser prejudicado pelas alterações no calendário.
Nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro, o atendimento bancário ocorrerá normalmente, assim como a partir do dia 2 de janeiro. Conforme resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), os sábados, domingos e feriados nacionais não são considerados dias úteis para operações bancárias. Para garantir que as transações sejam realizadas sem contratempos, a Febraban recomenda que os clientes utilizem meios eletrônicos e priorizem o agendamento de pagamentos em canais digitais, como caixas eletrônicos e aplicativos.
qual é a finalidade de bancos no mundo atual ? quem tem muito não usa e quem não tem nada muito menos