Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, é nomeado cardeal pelo papa Francisco

O papa Francisco nomeou, na tarde deste sábado (7), no Vaticano, 21 novos cardeais, incluindo o brasileiro dom Jaime Spengler, atual arcebispo de Porto Alegre, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).

A lista de novos cardeais inclui representantes de diversas partes do mundo, como Peru, Argentina, Equador, Chile, Japão, Filipinas, Sérvia, Costa do Marfim e Argélia. Com as novas nomeações, o Colégio Cardinalício passa a contar com 256 membros, sendo 141 deles cardeais eleitores, aptos a participar de um eventual conclave para a escolha do próximo papa.

Natural de Gaspar, em Santa Catarina, dom Jaime Spengler tem 64 anos e é membro da ordem franciscana. Conhecido por sua atenção às questões de ecologia e crise climática, ele se torna o segundo arcebispo de Porto Alegre a ser nomeado cardeal. O primeiro foi dom Vicente Scherer, que faleceu em 1996, aos 93 anos.

Antes de ingressar no sacerdócio, dom Jaime teve uma trajetória profissional curiosa: trabalhou por cinco anos na indústria têxtil, onde ocupou cargos de responsabilidade. Sua experiência e liderança vêm se destacando na Igreja, culminando com sua elevação ao cardinalato.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo