Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

Decisão foi baseada em falta de transparência e rastreabilidade; Polícia Federal investigará irregularidades

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do pagamento de aproximadamente R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão que não atenderam aos critérios de transparência e rastreabilidade.

A decisão do ministro também incluiu a instauração de inquérito pela Polícia Federal, atendendo a um pedido do PSOL. A ação baseia-se em suspeitas de irregularidades na destinação desses recursos, oriundos das emendas de comissões permanentes do Legislativo.

Recentemente, o STF referendou por unanimidade a decisão de Dino, que estabelece critérios rigorosos de transparência para a liberação de emendas parlamentares. Essa medida é uma continuidade de um entendimento do STF, emitido em dezembro de 2022, que declarou inconstitucionais repasses realizados sem o cumprimento das normas de distribuição de recursos.

Após essa decisão, o Congresso Nacional aprovou uma resolução para alterar as regras de distribuição, mas o PSOL apresentou uma ação contrária ao pagamento dessas emendas. A polêmica levou Dino a tomar medidas mais severas, incluindo a suspensão dos pagamentos e a recomendação para que a Controladoria-Geral da União (CGU) auditasse os repasses realizados por meio do chamado “orçamento secreto”.

Em agosto de 2024, o ministro determinou que a CGU realizasse uma auditoria detalhada para avaliar a aplicação dos recursos e garantir maior controle sobre o uso das emendas parlamentares.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

54 Comentários

    1. Cesar Augusto Somacal ele não vai se eleger com só o teu voto, presisa d 60 milhões d jumento , q hoje pesquisas toda elas dis q Bolsonaro sozinho ganharia d todos juntos

  1. É por esse motivo que essa pior geração eleita que está em Brasília só para lacrar e fazer badernas estão bravinhos e quebrando o país comemos bloqueios de votações importantes…

  2. DINO presidente em 2030 para liquidar de vez com a república das bananinha. Uruguai e Argentina e logo ali 🇦🇷🇦🇷🇺🇾🇺🇾🇺🇸🇺🇸🇮🇱🇮🇱🇮🇹🇮🇹

  3. Teve algum governador ou senador fez alguma emenda para manutenção da ponte que caiu ontem no estreito, entre Maranhão e Tocantins, nem senadores de Tocantins?

    1. Leodir Morello Os criminosos políticos de extrema direita querem sigilo no destino do orçamento,para poder usurpar do dinheiro…
      Parabéns Flávio Dino,você bota esses ladrões para passarem vergonha.

    1. Jonis Lemos Se esse tal de Dino fosse tão bom como dizem no estado que ele foi eleito não falariam tão mal dele é só pesquisar simples assim kkkkk

      1. Crespo Pereira pesquisar onde, nas páginas e blogs da extrema direita? Cara pálida, se ele fosse tão mal, não teriam eleito e reeleito deputado e senador. Coisa ruim não consegue reeleição, vide o caso do bolsonaro.

      1. Mauro Thomazzoni como se foderem com emprego em alta obras por todos os estados mais médicos PIB crescendo salário imposto de renda até 5 mil

  4. Os criminosos políticos de extrema direita querem sigilo no destino do orçamento,para poder usurpar do dinheiro…
    Parabéns Flávio Dino,você bota esses ladrões para passarem vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo