Complexo viário Zona Sul é entregue com melhorias no trânsito e segurança, em Bento Gonçalves

Obra beneficia bairros Santa Helena, Santo Antão, Verona e Santa Marta, otimizando o fluxo de veículos e pedestres

Quem trafega pelas Ruas Fortaleza, José Giordani e Nelson Carraro já sente a diferença no trânsito. O que antes era um desafio, especialmente nos horários de pico, agora flui com facilidade e organização. Nesta quarta-feira (11), foi entregue à comunidade as obras do Complexo Viário Zona Sul.

A iniciativa surgiu da necessidade de melhorar a trafegabilidade no cruzamento que conecta os bairros Santa Helena, Santo Antão, Santa Marta, Verona, Santa Rita e Botafogo. O investimento totalizou R$ 2.568.047,36, abrangendo uma série de intervenções.

Entre as melhorias realizadas estão terraplenagem, cortinas de contenção, drenagem, pavimentação, calçadas, paisagismo e sinalização. O eixo principal da obra é uma nova rotatória sem semáforo, com faixa de pedestres e adaptações nas vias do entorno, proporcionando maior fluidez e segurança no tráfego diário.

De acordo com Melissa Bertoletti Gauer, diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), “a obra modificou o fluxo de veículos no local. Foi um projeto feito a muitas mãos, com a colaboração de empresas de gás, água, energia elétrica, telefonia e a Maria Fumaça. Hoje, temos um espaço renovado e seguro para a população”.

O vereador Edson Biais, representando a Câmara de Vereadores, destacou que a obra atende uma antiga reivindicação da região sul. “Agradecemos o olhar para essas localidades, que reúnem indústrias e um grande volume de pessoas diariamente”, afirmou.

O vice-prefeito Amarildo Lucatelli reforçou a importância do projeto: “Nossa cidade cresce, e precisamos acompanhar esse desenvolvimento. Por isso, estamos inaugurando uma importante obra para a região”.

A entrega do Complexo Viário Zona Sul integra um conjunto de obras viárias que visam melhorar o trânsito, como o Túnel do São João, a Terceira Pista na Rua Aristides Bertuol e a Perimetral Industrial, que reduzirá o trajeto entre a zona Norte e o distrito industrial de 7 km para 2 km. “São seis vias que passam aqui, além da Maria Fumaça. Hoje verificamos a mudança e a segurança para os motoristas que essa obra proporciona”, concluiu o prefeito Diogo Siqueira.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo