Brigada Militar flagra crimes ambientais em Marau e Gentil

Operações do 3º Batalhão Ambiental identificam supressão de vegetação nativa e uso irregular de licença ambiental

Neste sábado (28/12), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagraram crimes contra a flora nos municípios de Marau e Gentil, no Rio Grande do Sul.

Após análise do alerta emitido pela plataforma MapBiomas, a equipe do 3º BABM constatou danos significativos à vegetação nativa em comunidades localizadas no interior dos dois municípios.

Em Marau, os policiais identificaram a supressão de vegetação nativa, pertencente ao bioma Mata Atlântica, abrangendo uma área de 17.400 metros quadrados. Parte dos danos afetou uma área de reserva legal. O responsável pela infração foi autuado com a lavratura de um Boletim de Ocorrência Policial.

No município de Gentil, a equipe do BABM constatou abuso de licença ambiental. Apesar de o responsável ter apresentado uma licença válida para manejo florestal, a análise das imagens de satélite do Google Earth e medições realizadas no local demonstraram que a supressão da vegetação excedeu a área autorizada, atingindo também uma área de reserva legal.

Durante a vistoria na propriedade, os policiais identificaram quatro pinheiros-brasileiros (Araucaria angustifolia) mortos na mata nativa. Exames mais detalhados revelaram a presença de furos nos troncos das árvores, com vestígios de produtos químicos, técnica utilizada para provocar a morte das árvores. O proprietário foi autuado tanto pelo abuso da licença ambiental quanto pelos indícios de provocar a morte das araucárias.

As ações da Brigada Militar reforçam a importância do monitoramento ambiental e do combate a crimes que comprometem a preservação dos biomas brasileiros.

Sair da versão mobile