No Japão, governador discute com a Toyota ampliação da atuação da empresa no RS

Na sequência, a comitiva gaúcha foi recebida na Embaixada do Brasil em Tóquio

A comitiva do governo do Rio Grande do Sul, liderada pelo governador Eduardo Leite, deu sequência à missão oficial no Japão nesta terça-feira (19/11) com agendas estratégicas voltadas a negócios. O dia começou com uma visita à sede da Toyota, em Tóquio, para tratar da ampliação da presença da empresa no Estado e explorar tecnologias sustentáveis no setor automotivo. Na sequência, o grupo foi recebido na Embaixada do Brasil no Japão, onde foram discutidos os avanços da relação Brasil-Japão e as oportunidades de cooperação em áreas prioritárias para o Rio Grande do Sul.

Na Toyota, uma das maiores montadoras do mundo, o governador reforçou as potencialidades do Rio Grande do Sul e destacou o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável. Durante a reunião, a Toyota expôs sua estratégia global de descarbonização, que inclui um foco especial em veículos movidos a hidrogênio. A empresa é pioneira no desenvolvimento de modelos como o Toyota Mirai, que utiliza células de combustível para transformar hidrogênio em eletricidade, emitindo apenas água como subproduto.

“O Rio Grande do Sul tem o compromisso de liderar a transição para uma economia verde no Brasil. A Toyota é uma parceira estratégica para o nosso Estado, e queremos ampliar essa relação com projetos que promovam inovação e sustentabilidade, beneficiando nossa indústria automotiva e a mobilidade urbana”, afirmou o governador.

Leite mais à direita com duas pessoas. Estão sentados à mesa e Leite fala ao microfone durante reunião com a Toyota no Japão.
Leite reforçou as potencialidades do RS e destacou o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável – Foto: Maurício Tonetto/Secom

A Toyota opera um centro de distribuição em Guaíba desde 2005 e tem manifestado interesse em explorar novas oportunidades no Estado, especialmente em projetos relacionados ao uso de hidrogênio como combustível sustentável. A montadora destacou ainda o potencial do mercado brasileiro para a introdução de tecnologias de mobilidade verde, como veículos elétricos e movidos a hidrogênio.

Após o encontro com a Toyota, a comitiva foi recebida pelo embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Côrtes, na Embaixada do Brasil em Tóquio. Durante a reunião, o governador e o embaixador discutiram o papel estratégico do Japão como parceiro comercial e tecnológico do Brasil, com ênfase nas relações com o Rio Grande do Sul.

Leia também:  Novo período de matrículas para a Rede Estadual segue até 19 de janeiro

“Essa missão demonstra que estamos alinhados com as demandas globais por sustentabilidade e inovação. O Japão é um parceiro importante para que possamos atrair investimentos e consolidar o Rio Grande do Sul como um Estado competitivo internacionalmente”, ressaltou Leite.

Leite e mais dez pessoas sentadas em poltronas formando um semicírculo fazendo a reunião com embaixada do Brasil no Japão
Leite e o embaixador discutiram o papel estratégico do Japão como parceiro do Brasil, enfatizando as relações com o RS – Foto: Maurício Tonetto/Secom

Também participam da missão oficial os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha) e Ronaldo Santini (Turismo), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da Assembleia, Adolfo Brito, e o líder do governo, Frederico Antunes, entre outras autoridades.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo