Governo estreita laços com a província de Hebei em missão na China

Hebei e RS compartilham características semelhantes, como a relevância no setor agroindustrial e na transição energética

O governador Eduardo Leite e a comitiva que integra a missão oficial na Ásia participaram, nesta segunda-feira (25/11), de um encontro com autoridades da província de Hebei, uma das mais importantes regiões industriais da China. A reunião destacou o interesse de ambos em desenvolver parcerias nas áreas de agricultura, infraestrutura e tecnologia.

Durante o encontro, o governador apresentou as potencialidades econômicas do Rio Grande do Sul e destacou projetos estratégicos em andamento no Estado, como iniciativas em energia limpa, modernização de infraestrutura e avanços na sustentabilidade do setor agropecuário. As autoridades de Hebei compartilharam experiências bem-sucedidas em desenvolvimento urbano e industrial, com destaque para iniciativas que integram inovação tecnológica e proteção ambiental. 

Reunião com província de Hebei 4
Leite apresentou as potencialidades econômicas do RS e destacou projetos estratégicos em andamento no Estado – Foto: Maurício Tonetto/Secom

“A troca de experiências é importante para que possamos avançar na cooperação entre o Estado e a província de Hebei. Eles são muito fortes no setor de tecnologia e há boas possibilidades de intercâmbio técnico e também universitário”, afirmou o governador. 

A reunião, que teve a presença do governador de Hebei, Wang Zhengpu, também abordou a possibilidade de cooperação em transferência de tecnologia para modernização da agricultura e desenvolvimento de sistemas logísticos eficientes, áreas em que Hebei é destaque.

Reunião com província de Hebei 2
Encontro com o governo da província de Hebei ocorreu nesta segunda (25), na China – Foto: Maurício Tonetto/Secom

Hebei e Rio Grande do Sul compartilham características semelhantes, como a relevância no setor agroindustrial e o protagonismo na transição energética nos seus países. O encontro terminou com rodadas de negociação entre as comitivas para estudar possíveis acordos.  

Integram a missão oficial na China os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha), Ronaldo Santini (Turismo), Clair Kuhn (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), Marjorie Kauffmann (Meio Ambiente e Infraestrutura), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da invest.RS, Rafael Prikladnicki, o presidente da Assembleia, Adolfo Brito, e o líder do governo, Frederico Antunes, entre outras autoridades.

Leia também:  Gusttavo Lima anuncia pré-candidatura à Presidência em 2026

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo