Operação internacional desativa centenas de sites e aplicativos de streaming pirata

Ação coordenada pelo Ministério da Justiça abrange Brasil e outros quatro países

Uma operação realizada nesta quinta-feira (19) resultou na desativação de 675 sites e 14 aplicativos de streaming ilegal no Brasil e Argentina. A ação faz parte da sétima fase da Operação 404, uma iniciativa internacional que visa combater violações de direitos autorais. Além do Brasil e Argentina, participaram também Reino Unido, Estados Unidos, Peru e Paraguai, mobilizando entidades nacionais e internacionais.

A operação, que envolveu o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão em nove estados brasileiros, levou à prisão de cinco pessoas. Com apoio de forças policiais locais, como as de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, a ação foi amplamente coordenada para garantir o sucesso na desarticulação de plataformas que disseminavam conteúdo pirata.

De acordo com a Polícia Federal (PF), os responsáveis são acusados de prejudicar a indústria criativa e cultural, além de infringirem direitos autorais. As perdas para o setor são expressivas, porém, a PF alerta que os riscos à segurança digital também são preocupantes, uma vez que muitos desses serviços ilegais estavam infectando os dispositivos dos usuários com malwares.

A Operação 404 contou com o suporte de importantes entidades, como a Premier League, Alliance for Creativity and Entertainment (ACE) e a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), além de outras organizações focadas na proteção da propriedade intelectual.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo