Falha no sistema de energia causa apagão em São Paulo e Guarulhos

Interrupção no fornecimento de energia deixou milhares de pessoas sem luz por até três horas; causas estão sendo investigadas

Uma falha no sistema de energia causou um apagão na Região Metropolitana de São Paulo neste sábado (31), deixando pelo menos nove bairros no escuro e afetando milhares de pessoas. O incidente teve início às 17h31 em uma subestação da Eletrobras localizada em Guarulhos. Segundo a Enel, uma ocorrência no sistema de transmissão, que não pertence à distribuidora, afetou o fornecimento de energia para seus clientes no final da tarde.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que houve uma interrupção de carga de cerca de 870 MW após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. Como resultado, as cargas atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale, operadas pela ENEL-SP, foram interrompidas. O ONS informou que está analisando a causa e que as equipes estão dedicadas a restabelecer o serviço com segurança o mais rápido possível.

A EDP, responsável pelo fornecimento de energia em Guarulhos, declarou que a falha impactou diversas regiões da cidade, incluindo Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio. A empresa realizou manobras para minimizar os impactos e acompanha as medidas externas para o total restabelecimento da energia.

Por volta das 20h, a energia foi restabelecida em todas as áreas afetadas. A Avenida Paulista e ruas adjacentes, como a Alameda Santos, ficaram sem luz por aproximadamente uma hora e meia. A Eletrobras informou que a subestação de Guarulhos foi religada e está operando normalmente, com as causas do desligamento ainda sob investigação.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acompanha o processo de recomposição das cargas e está em contato constante com as empresas envolvidas. A Aneel informou que o incidente será fiscalizado para identificar as causas e apurar responsabilidades.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo