Perfil: quem é Cristiano Dal Pai, candidato a prefeito de Veranópolis

A StudioTV entrevistou os dois candidatos à prefeitura de Veranópolis, acompanhe a cobertura

A corrida para as eleições municipais de 2024 começou. Em Veranópolis, dois candidatos concorrem a prefeitura do município: Thomas Schiemann, pela situação, e Cristiano Dal Pai, pela oposição. A Studio conversou com os dois candidatos e apresenta ao leitor o perfil dos dois políticos. Conheça a trajetória do empresário, atual vereador da cidade.

Nascido em Veranópolis, em setembro de 1968, é filho de João Vitor Dal Pai (in memorian) e Roseli Maria Valduga Dal Pai. É empresário, técnico em Agropecuária, formado em Ciências Econômicas na Universidade de Caxias do Sul (UCS), com MBA em Executivo em Negócios (Unopar) e iniciou a graduação em Direito, mas não chegou a concluir. Interrompeu o curso em 2004, para concorrer pela primeira vez ao cargo de prefeito. É casado com a professora Valquíria Reali Dal Pai, com quem tem uma filha, Carolina Reali Dal Pai.

Na vida política, se elegeu pela primeira vez vereador em 1996. Em 1997 e 1999, ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal. No ano de 2000, concorreu a vice-prefeito de Élcio Siviero (PP), eleitos para o mandato 2001-2004. Em 2016 voltou a concorrer ao cargo legislativo, ficando fora da composição da Câmara por conta do contingente eleitoral. No mesmo mandato, com a volta de Waldemar De Carli à prefeitura, tornou-se secretário de Desenvolvimento Econômico de Veranópolis, gerindo indústria, comércio e agricultura. Em 2020, concorreu novamente ao cargo de vereador, se elegendo o edil mais votado do pleito. Para ele, um dos principais legados de sua carreira política até agora está relacionado ao jeito de se fazer política:

— Tenho convicção que desde 1996 fizemos a boa política por Veranópolis, produzimos, somos proativos e buscamos o protagonismo por Veranópolis. A forma de administrar mudou, mas nesse período todo fazendo a boa política, nós apresentamos para a comunidade soluções. Queremos sim trabalhar, e trabalhar sério pelo nosso município.

Dal Pai avalia que o trabalho deve ter uma busca pela força política, buscando representatividade em todas as parceriais, no governo estadual, federal, secretarias e ministérios, independendo de siglas e partidos.

— Nós conhecemos todos os caminhos em Brasília. Gabinetes, Câmara, Senado, ministérios. Temos certeza que nisso fomos proativos. Os partidos que hoje compõem a nossa coligação, que são oposição, trouxeram, em quatro anos, cerca de 8 a 10 milhões. Não olhamos para siglas — destaca.

Entre as projeções para um possível mandato como prefeito, Dal Pai também enaltece seu candidato a vice-prefeito, João Guilherme Mazetto (PSD), a quem confia plenamente. Ele afirma que, se eleitos, Mazetto também assumirá a Secretaria de Governo.

Vereador eleito pelo PDT, em 2020, o candidato também mudou de partido, concorrendo agora pelo Partido Progressista (PP). O vínculo com o PP é antigo, ainda de quando se elegeu vice-prefeito. A escolha também foi motivada pela família e pelos amigos. Ele conta também com o apoio do ex-prefeito Élcio Sivieiro, para retomar a presença do partido na prefeitura, após 20 anos fora do executivo municipal.

Para Dal Pai, entre as prioridades estarão o investimento na malha rodoviária em rotas alternativas ao município e a criação de câmaras técnicas para discussão de projetos em diferentes áreas.

Assista a conversa com Cristiano Dal Pai na íntegra

Veranópolis, Cristiano Dal Pai">

Sair da versão mobile