Onda de frio no Sul e Sudeste do Brasil se aproxima do fim com a chegada de ar mais quente

A onda de frio que vem afetando o Sul e o Sudeste do Brasil nos últimos dias está em seus momentos finais, segundo dados meteorológicos divulgados nesta terça-feira, 27 de agosto de 2024. Novamente, as temperaturas caíram abaixo de zero nos três estados do Sul, com destaque para o recorde de frio em São Paulo, onde a capital registrou temperaturas negativas.

Nas áreas de maior altitude da região Sul, como os Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul, os Planalto Sul e Norte de Santa Catarina, e o Planalto de Palmas no Paraná, o frio foi mais intenso. Santa Catarina registrou as menores mínimas, com Painel atingindo -5,9ºC, seguido por Urupema com -4,9ºC, entre outras cidades que também marcaram temperaturas negativas.

No Paraná, cidades como General Carneiro registraram -3,8ºC, enquanto Porto Amazonas, Castro e São Mateus do Sul também amanheceram com temperaturas abaixo de zero. No Rio Grande do Sul, São José dos Ausentes foi o local mais frio, com -4,1ºC, seguido por Soledade e André da Rocha, que também tiveram mínimas negativas.

Porto Alegre, por sua vez, registrou uma mínima de 4,1ºC na estação do bairro Lami, enquanto a região metropolitana teve marcas de até 3ºC. No entanto, foi a cidade de São Paulo que experimentou o frio mais severo entre as capitais, com a estação de Parelheiros-Marsilac anotando -1,7ºC, a menor temperatura do ano na capital paulista. A estação oficial do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana registrou 5,6ºC, a menor para o mês de agosto desde 1999.

Previsão indica alívio no frio

Apesar de a madrugada desta quarta-feira ainda ser fria, especialmente nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, as temperaturas começam a subir gradualmente. O avanço de nebulosidade, acompanhado por chuva e garoa em algumas regiões, deve impedir um maior resfriamento, especialmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina.

Leia também:  Ponte entre Tocantins e Maranhão desaba e vereador registra momento em vídeo

Em São Paulo, o frio persiste na madrugada desta quarta-feira, com mínimas próximas de 6ºC ou 7ºC no Mirante de Santana, e valores abaixo de 5ºC em bairros do Sul da capital e em cidades do interior, onde a formação de geada é esperada.

Chegada de ar quente marcará o fim da onda de frio

A partir da segunda metade da semana, entre quinta e sexta-feira, o ingresso de ar mais quente trará um aumento significativo nas temperaturas mínimas e máximas. O frio intenso dará lugar a temperaturas mais amenas, próximas da média para esta época do ano. No final da semana, as tardes poderão ser até quentes em várias cidades do Sul do Brasil, com marcas próximas ou superiores a 30ºC. Na cidade de São Paulo, embora as noites continuem frias, as tardes do fim de semana devem ser quentes, com máximas ao redor dos 30ºC.

Informações Metsul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo