Neve é prevista para o Sul do Brasil neste fim de semana, aponta MetSul Meteorologia

A MetSul Meteorologia prevê a ocorrência de neve nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil neste fim de semana. As projeções indicam que o fenômeno deve ocorrer principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com uma baixa possibilidade para o Planalto de Palmas, no Paraná.

Uma massa de ar frio está se deslocando para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e deve avançar para o Norte, cobrindo toda a Região Sul durante o fim de semana. As baixas temperaturas, combinadas com a instabilidade, favorecem a ocorrência de neve, sendo esta a maior probabilidade do fenômeno neste ano, de acordo com a MetSul.

Regiões como o Planalto Sul Catarinense e os municípios de maior altitude do Rio Grande do Sul, como São José dos Ausentes, Bom Jesus e São Francisco de Paula, têm alta chance de neve. A possibilidade de acumulação, ainda que pequena, não é descartada, principalmente nas áreas acima de 1300 metros.

Embora surpreendente, a neve no final do inverno meteorológico não é incomum. Exemplos anteriores, como a maior nevada deste século no Rio Grande do Sul, que ocorreu no fim de agosto de 2013, demonstram que o fenômeno pode ser expressivo nesta época.

A MetSul indica duas janelas favoráveis para a ocorrência de neve: a primeira entre a noite de sábado e a manhã de domingo, e a segunda entre o fim do domingo e a madrugada de segunda-feira. Em algumas regiões, o fenômeno pode persistir por até três dias, um evento raro na climatologia regional, mas que já ocorreu em junho de 2021 e julho de 2000.

Os modelos meteorológicos destacam que a maior chance de neve se concentra no Planalto Sul Catarinense e nos Aparados da Serra do Rio Grande do Sul. Há ainda a possibilidade, embora menor, de que o fenômeno atinja o Planalto Norte de Santa Catarina e o Planalto de Palmas, no Paraná.

Leia também:  Regras de aposentadoria do INSS mudam em 2025: veja como isso pode impactar você

O Sul do Brasil se prepara para um evento de neve potencialmente significativo neste fim de semana, com as maiores chances nas regiões de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As condições climáticas favoráveis prometem um espetáculo natural raro, mas histórico, para os próximos dias.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo