A sétima edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano está em desenvolvimento a partir da mobilização das instituições realizadoras: Universidade de Caxias do Sul, Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR), e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC). Neste ano já realizado em Chapecó, Santa Catarina, o evento itinerante volta à Serra Gaúcha, onde nasceu, nos dias 7 e 8 de abril de 2025.
A iniciativa tem a função de conectar os agentes relacionados à cadeia do biogás, produto gerado pelos microrganismos a partir dos resíduos agroindustriais e urbanos. O biogás contém uma molécula chamada metano, utilizada para a produção de energia térmica, elétrica e do biometano, que pode ser usado como combustível veicular. “Uma energia verde, sustentável, que atende às exigências ambientais”, contextualiza a professora da UCS Suelen Paesi, coordenadora do evento em 2025 e pesquisadora do Laboratório de Diagnóstico Molecular do Instituto de Biotecnologia da Universidade. “Em nossa região há uma grande quantidade de resíduos, e sua transformação em energia é de grande importância. Consiste em uma solução bastante prática para o gerenciamento dos resíduos que geram grande impacto ambiental”, complementa a pesquisadora.
A UCS mantém tradição na pesquisa sobre o tema, e sua dedicação ao Fórum traduz o direcionamento institucional em fomento à inovação tecnológica e ao desenvolvimento econômico e social. O evento ainda valoriza novas empresas, startups, sistemas e plataformas que podem agregar na produção de biogás e biometano para atender a diferentes nichos. “Atuamos de forma que todas as transferências de tecnologia e ações voltadas ao mercado de produção de energia a partir do biogás sejam sustentadas pelo fazer e pela estrutura científica. E a ciência reflete em tecnologias que impactam de forma prática. Quanto mais conseguirmos destinar os resíduos, mais o setor econômico pode crescer, vinculado aos cuidados ambientais”, considerou o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, reunido com representantes das demais realizadoras do Fórum na terça-feira, 20 de agosto, em encontro preparatório no gabinete da Reitoria. A aproximação do mercado também é diretriz do evento, já que a cadeia do biogás impulsiona a inovação industrial – na edição deste ano, 50 marcas apresentaram equipamentos e serviços conectados ao segmento.